domingo, 8 de fevereiro de 2009

Meus Irmãos


Certa vez ouvi uma frase:

"a 'música do momento' não é necessariamente a que todo mundo ouve, a que está na moda... mas aquela que toca seu coração"

É, uma frase singela, mas como foram verdade para mim tais palavras, depois que comecei a ouvir as canções de uma certa banda carioca, formada por ex-alunos da PUC-RJ, composta por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina.

Sim, podem duvidar da imparcialidade das minha palavras, devido ao meu já grande fascínio pelo grupo. Porém é necessário só um olhar [ou um ouvir] mais atento para que se perceba a genialidade da banda. Raros, raros foram os que conseguiram expressar com tanta exatidão, e ao mesmo tempo com tanta subjetividade os temas, já corriqueiros da música: amor, solidão, alegria e tristeza, a vida, etc.

Eu costumo dizer que sabemos que um texto é bom, quando ele consegue dizer exatamente aquilo que sempre pensamos, mas nunca conseguimos traduzir em palavras. Bom, do mesmo modo acontece com a música. Inclusive, não sei se sou só eu -e meu irmão- que penso desse modo mas, às vezes parece que eles estão cantando nossa vida, como meu irmão certa vez comentou: "cara, parece que eles olharam para mim e fizeram essa música." será coincidência ou algum tipo de misticismo? Não, é só qualidade musical mesmo.

Como na canção Mais Uma Canção, onde ele diz:

"Nada vai mudar entre nós
como eu sei? Eu só sei.
Tudo vai permanecer igual, afinal
não há nada a fazer.."

É muito legal o jeito que eles colocam a mente de quem quer consolar o companheiro, quando o relacionamento está em crise. Bem simples. Direto.

E esta homenagem eu presto a eles, que fizeram uma música tão boa, tão completa: Melodias lindas, envolventes, marcantes; harmonias trabalhadas, ora simples, mas sempre CORRETAS, nunca previsíveis, como na música Cara Estranho, nunca vi acordes diminutos tão bem usados! Os ritmos, sem ser preso a um específico. Começa com Reggae, vai pro hard core, e volta pro reggae, como na música Lágrimas Sofridas. E em outras canções, como na Deixa o verão, onde não se sabe ao certo de que ritmo se trata. rs...

E as letras. Essas merecem ser tratadas à parte. Num tempo de tanta escassez nas letras das músicas, quando não é uma total ausência de mensagem, o que resta é um "romantismo" barato, repetitivo, insípido. Claro que não é exigência uma originalidade absoluta, cantar algo que ninguém cantou, mas a criatividade é requisito. Afinal estamos falando de arte não é? E isso eles sabiam fazer: Arte. Mesmo que pra isso tivessem que abdicar uma maior "fama"; e foi o que fizeram, abdicaram enquadrar-se no sistema, e decidiram fazer o que os seus corações estavam dizendo, ao invés de fazer o que a gravadora estava dizendo.

Letras reflexivas, complexas como: De Onde Vem a Calma, Cara Estranho, Além Do Que se vê, Todo Carnaval Tem Seu Fim, Dois Barcos...

Outras mais descontraídas, como Samba A Dois, Deixa o Verão, O Vencedor, Pierrot; umas até um pouco engraçadas: Azedume, Cadê Teu Suín-?, Cher Antoine...

E enfim, as românticas como Morena [a primeira deles que ouvi], Retrato Pra Iaiá, Mais uma Canção, A Flor [esta, considero uma das melhores], Anna Júlia, Sentimental, Último Romance.. entre tantas...

Seria exagero comentar cada uma delas, e poderia fazê-lo não por gostar muito deles mas, pela profundidade das suas músicas. Mas um comentário geral é que cada música citada, pode prestar atenção, tem uma profundidade poética exagerada! Esse é um forte motivo d'eu admirar tanto a obra do Los Hermanos. Sou jovem e pode se dizer que estou descoobrindo a boa música agora mas, não me recordo de ouvir tanta poesia, e poesia de tanta qualidade, são músicas que você ouve, e tem de prestar atenção, e pensar no que está sendo cantado.

E a banda fez jus ao seu nome, em uma entrevista, marcelo camelo disse que o nome da banda não tem um motivo específico, mas era uma expressão do clima que existia entre os componentes. E quem ouve, gosta, vira hermano! rs

Como isso faz falta.

Ah, meus irmãos, como vocês fazem falta!

Vídeos no youtube:

Além do que se vê
De onde vem a calma
A flor
Azedume veja a letra para entender melhor
Todo Carnaval tem seu fim
Retrato pra Iaiá
O vencedor
Morena
O vento
Cadê teu suín-? veja a letra para entender melhor
Deixa o verão
Cara estranho

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

As 9 inteligências do ser humano

O psicólogo Howard Gardner da Universidade de Harward, nos Estados Unidos, propõe “uma visão pluralista da mente” ampliando o conceito de inteligência única para o de um feixe de capacidades. Para ele, inteligência é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos valorizados em um ambiente cultural ou comunitário. Assim, ele propõe uma nova visão da inteligência, dividindo-a em 7 diferentes competências que se interpenetram, pois sempre envolvemos mais de uma habilidade na solução de problemas. Embora existam predominâncias, as inteligências se integram:

1-Inteligência verbal ou lingüística habilidade para lidar criativamente com as palavras.
2-Inteligência lógico-matemática capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos; habilidades para raciocínio dedutivo.
3-Inteligência cinestésica corporal capacidade de usar o próprio corpo de maneiras diferentes e hábeis. É a inteligência dos atletas, dançarinos, etc.
4-Inteligência espacial noção de espaço e direção.
5-Inteligência musical capacidade de organizar sons de maneira criativa.
6-Inteligência interpessoal habilidade de compreender os outros; a maneira de como aceitar e conviver com o outro.
7-Inteligência intrapessoal capacidade de relacionamento consigo mesmo, auto-conhecimento. Habilidade de administrar seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. É a inteligência da auto-estima.
8-Inteligência pictográfica habilidade que a pessoa tem de transmitir uma mensagem pelo desenho que faz.
9-Inteligência naturalista capacidade de uma pessoa em sentir-se um componente.

Autor: Daniel Goleman
Fonte: http://www.felipex.com.br/cur_inteligencia.htm

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

pensamento solto #8

como é feita a história? Por alguém que fez (passado) ou está fazendo (presente) algo que grande relevância, nunca se faz história no futuro. Então para de se preocupar com o que você quer fazer, pare de se preocupar mto com o futuro. O tempo é hoje. A História é hoje.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Respostas (verídicas) dadas por candidatos a emprego

Entrevistador - Como você administra a pressão?
Candidato - Ah, tranqüilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8.

Entrevistador - Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração.
Candidato - O senhor poderia repetir a pergunta?

Entrevistador - Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidato - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem.

Entrevistador - Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador - Nós somos uma empresa que nunca pára de perseguir objetivos.
Candidato - Que ótimo. E já conseguiram prender algum?

Entrevistador - Vejo que você demonstra uma tendência para discordar...
Candidato - Muito pelo contrário.

Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.

Entrevistador - Noto que você não mencionou a sua idade aqui no currículo.
Candidato - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho.
Entrevistador - E qual é a sua idade?
Candidato - Com óculos ou sem óculos?

Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.

Entrevistador - Há alguma pergunta que você queria me fazer?
Candidato - Eu parei meu carro lá na rua. Será que eu vou ser multado?

Entrevistador - Por que, dentre tantos candidatos, nós deveríamos contratá-lo?
Candidato - Eu pensei que responder a isto fosse seu trabalho.

Entrevistador - Como você pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho?Candidato - Bem, eu começaria trocando a recepcionista, que é muito feia.

Entrevistador - Várias pessoas que se sentaram aí nessa mesma cadeira hoje são gerentes.
Candidato - Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso.

Entrevistador - Quando digo 'Sucesso', qual a primeira palavra que lhe vem à mente?
Candidato - Pode ser duas palavras?
Entrevistador - Pode.
Candidato - Milho. Nário.

fonte: Revista Exame - 29/08/2004

Rir faz bem!



Com vocês o grande mestre de todos os comediantes. Sir Charles Chaplin.

domingo, 1 de fevereiro de 2009