quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sem Título

Tive um pensamento solto,
pensei logo em escrevê-lo...
coisa curta, uma frase e pronto
porém hesitei em fazê-lo

Não seria preguissa
em tão pouca coisa me conter?
e o que pode até ser grandioso
ter o risco de miserável parecer?

Não condeno quem o faz
ser lacônico é bem legal
mas hoje quero ser intenso
saia bem ou saia mal...

E para não ter o risco
de tudo que quero, parcialmente fluir,
peço vossa permissão
para em prosa prosseguir...

Na verdade, meu real interesse não é lhe passar meus pensamentos e só... mas sim, fazer você pensar. Já parou pra pensar no mundo em que vivemos, e em quanto as coisas estão um tano sem graça? Sem criatividade... nada de novo... o que temos de mais próximo a isso, é uma boa cópia do que um dia foi bom! Salvo raras... raríssimas exeções, é tudo mera repetição, e me vejo então fadado a concordar com um sábio que certa vez disse: "Não há nada de novo debaixo do sol."
É por isso que eu gosto tanto de História, lá é possível ver autenticidade... seja no pequeno Wolfgang Amadeus Mozart, que desde tão novo, compunha impensáveis sinfonias, inexistentes arranjos, desconcertantes... ou aquele Austríaco louco que um dia ousou dizer: "tudo é relativo" e confrontar séculos de irrevogáveis doutrinas, incontestáveis leis newtonianas... e aquele tal que conseguiu alcançar a perfeição, em meio ao manipulador e ingrato mundo do cinema... sendo tido como o maior gênio da setima arte, Charles Chaplin, que dedicou e mostrou sua genialidade na tão preciosa porém desprezada arte da comédia... entre tantos outros.
Para alguns isso é revigorante, inspirador ver como essas pessoas fizearm a História que hoje nós estudamos... pra outros porém é desesperador, frustante ver que nós não estamos fazendo nada... já somos velhos e não temos tanto tempo mais para fazer algo que realmente marque a História... afinal, não tenho mais tempo... e se jovens, nada temos pra fazer a tal História, nenhum talento, dom ou algo assim... porém há uma boa notícia para você: o homem responsável (entre outras coisas) pela maior revolução da História que o nosso globo terrestre já conheceu, o único dentre os grandes que mesmo depois de mais de dois milênios tem seus seguidores, legiões que só crescem. Ele só precisou de três anos e meio para cumprir sua missão, e não era rico... formoso... não tinha um dom artístico latente... era filho do carpinteiro Zé... um homem simples, sem título...
Você já tem o necessário para marcar a História: você está vivo... você está na história!

Faça!
entenda e viva sua tão bela liberdade!!!
você não é um condicionado papagaio, crie!

O que todos os grandes gênios tem em comum? Originalidade!
Seja Genial! Meus flhos... netos, podem ler seu nome nos seus livros de História!

- mas como fazer isso? como ser um marco na História? como mudar o mundo?
- mude você! Marque a sua História! a História é feita de vida, a vida concernente ao que anuncia, luta, canta... etc. e se forem só mascaras.. logo cairão, e grande será a ruína...

... se você ainda estiver lendo
esse emaranhado de idéias costuradas
admiro sua paciência
virtude de pessoas iluminadas

Com tais pensamentos
não quero ganhar um prêmio ou sei lá o quê
mas, grande prêmio já foi
se isso conseguiu tocar você

Porém...
vale lembrar:
pra mudar o mundo
é preciso a si mudar

Tal obra...
fácil certamente não é
então pra terminar te indico o especialista:
o carpinteiro de Nazaré...

Licença Creative Commons
A obra Sem Título de Igor Moreira Celestino foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não-Comercial - Obras Derivadas Proibidas 3.0 Não Adaptada.

Um comentário:

Anônimo disse...

foi lá dentro
absorvido
linda essencia...
sem muitas palavras ...é divinamente íntegro seu texto.
bjocas