domingo, 8 de fevereiro de 2009

Meus Irmãos


Certa vez ouvi uma frase:

"a 'música do momento' não é necessariamente a que todo mundo ouve, a que está na moda... mas aquela que toca seu coração"

É, uma frase singela, mas como foram verdade para mim tais palavras, depois que comecei a ouvir as canções de uma certa banda carioca, formada por ex-alunos da PUC-RJ, composta por Marcelo Camelo, Rodrigo Amarante, Rodrigo Barba e Bruno Medina.

Sim, podem duvidar da imparcialidade das minha palavras, devido ao meu já grande fascínio pelo grupo. Porém é necessário só um olhar [ou um ouvir] mais atento para que se perceba a genialidade da banda. Raros, raros foram os que conseguiram expressar com tanta exatidão, e ao mesmo tempo com tanta subjetividade os temas, já corriqueiros da música: amor, solidão, alegria e tristeza, a vida, etc.

Eu costumo dizer que sabemos que um texto é bom, quando ele consegue dizer exatamente aquilo que sempre pensamos, mas nunca conseguimos traduzir em palavras. Bom, do mesmo modo acontece com a música. Inclusive, não sei se sou só eu -e meu irmão- que penso desse modo mas, às vezes parece que eles estão cantando nossa vida, como meu irmão certa vez comentou: "cara, parece que eles olharam para mim e fizeram essa música." será coincidência ou algum tipo de misticismo? Não, é só qualidade musical mesmo.

Como na canção Mais Uma Canção, onde ele diz:

"Nada vai mudar entre nós
como eu sei? Eu só sei.
Tudo vai permanecer igual, afinal
não há nada a fazer.."

É muito legal o jeito que eles colocam a mente de quem quer consolar o companheiro, quando o relacionamento está em crise. Bem simples. Direto.

E esta homenagem eu presto a eles, que fizeram uma música tão boa, tão completa: Melodias lindas, envolventes, marcantes; harmonias trabalhadas, ora simples, mas sempre CORRETAS, nunca previsíveis, como na música Cara Estranho, nunca vi acordes diminutos tão bem usados! Os ritmos, sem ser preso a um específico. Começa com Reggae, vai pro hard core, e volta pro reggae, como na música Lágrimas Sofridas. E em outras canções, como na Deixa o verão, onde não se sabe ao certo de que ritmo se trata. rs...

E as letras. Essas merecem ser tratadas à parte. Num tempo de tanta escassez nas letras das músicas, quando não é uma total ausência de mensagem, o que resta é um "romantismo" barato, repetitivo, insípido. Claro que não é exigência uma originalidade absoluta, cantar algo que ninguém cantou, mas a criatividade é requisito. Afinal estamos falando de arte não é? E isso eles sabiam fazer: Arte. Mesmo que pra isso tivessem que abdicar uma maior "fama"; e foi o que fizeram, abdicaram enquadrar-se no sistema, e decidiram fazer o que os seus corações estavam dizendo, ao invés de fazer o que a gravadora estava dizendo.

Letras reflexivas, complexas como: De Onde Vem a Calma, Cara Estranho, Além Do Que se vê, Todo Carnaval Tem Seu Fim, Dois Barcos...

Outras mais descontraídas, como Samba A Dois, Deixa o Verão, O Vencedor, Pierrot; umas até um pouco engraçadas: Azedume, Cadê Teu Suín-?, Cher Antoine...

E enfim, as românticas como Morena [a primeira deles que ouvi], Retrato Pra Iaiá, Mais uma Canção, A Flor [esta, considero uma das melhores], Anna Júlia, Sentimental, Último Romance.. entre tantas...

Seria exagero comentar cada uma delas, e poderia fazê-lo não por gostar muito deles mas, pela profundidade das suas músicas. Mas um comentário geral é que cada música citada, pode prestar atenção, tem uma profundidade poética exagerada! Esse é um forte motivo d'eu admirar tanto a obra do Los Hermanos. Sou jovem e pode se dizer que estou descoobrindo a boa música agora mas, não me recordo de ouvir tanta poesia, e poesia de tanta qualidade, são músicas que você ouve, e tem de prestar atenção, e pensar no que está sendo cantado.

E a banda fez jus ao seu nome, em uma entrevista, marcelo camelo disse que o nome da banda não tem um motivo específico, mas era uma expressão do clima que existia entre os componentes. E quem ouve, gosta, vira hermano! rs

Como isso faz falta.

Ah, meus irmãos, como vocês fazem falta!

Vídeos no youtube:

Além do que se vê
De onde vem a calma
A flor
Azedume veja a letra para entender melhor
Todo Carnaval tem seu fim
Retrato pra Iaiá
O vencedor
Morena
O vento
Cadê teu suín-? veja a letra para entender melhor
Deixa o verão
Cara estranho

Um comentário:

André Silva disse...

Gostei do Post, uma das minhas bandas preferidas, é, ou foi, Los Hermanos, ainda tenho varias musicas dos caras em meu MP3 player.

Vou adicionar seu blog aos meus favoritos!

Abraço