segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Corporação.

Certa vez ouvi uma frase espetacular:


"Quando a realidade parece ficção é hora de fazer documentários"
E o que venho fazer aqui é uma indicação, aquelas indicações de amigo. Um professor de economia indicou a nossa turma ver um documentário de título "The Corporation", enquanto falava sobre riqueza, lucro, enfim, sobre o capitalismo em si.

E para minha surpresa, esse documentário está disponível completo no youtube, legendado, em 24 partes.


Como eu sei que a maioria de vocês não vai ver o documentário todo, vou deixar a primeira parte como amostra para, talvez, instigar os que precisam.







É tudo verdade.


Só pra dar um incentivo, transcreverei um trecho que está numa parte mais a frente, que eu não vou dizer qual pra te forçar a procurar! rsrs... enfim:


"Serei honesto com você, quando o atentado do onze de setembro aconteceu... eu não sabia [risos] quer dizer, não quero pensar nisso de modo leviano, não é algo leviano, é um ato devastador, era realmente algo muito ruim, uma das piores coisas que já vi na minha vida... MAS o que lhe diremos, eu e todo negociante e quem comprava ouro, e possuía ouro ou prata quando aquilo aconteceu é que o 1° pensamento foi: quanto o ouro subiu? O primeiro pensamento foi: Meu Deus, o ouro deve ter explodido (super-valorizado)! Felizmente nossos clientes tinham investido em ouro. Quando ele subiu, eles dobraram seus recursos. Todos dobraram. Foi uma benção disfarçada. Devastador, destruidor, horrível, mas pelo lado financeiro, meus clientes que estavam no mercado lucraram muito. Eu não procurava esse tipo de ajuda, mas aconteceu. Quando os EUA bombardearam o Iraque em 1991, o preço do petróleo subiu de US$13,00 para US$40 o barril, pelo amor de Deus! Mal podíamos esperar para as bombas caírem logo no Saddam Hussein. Estávamos entusiasmados, queríamos que ele criasse problemas. Faça o que for preciso, incendeie mais poços, os preços subirão. Todo negociante comemorava aquilo. Não havia um comerciante que não estivesse entusiasmado. Aquilo era um desastre. Uma catástrofe, bombas, guerras. NA DEVASTAÇÃO HÁ OPORTUNIDADE."
Entre parênteses estão observações minhas, e as partes em letras maiúsculas marcam onde a pessoa fala mais alto. 

Nenhum comentário: