sábado, 26 de junho de 2010

Compaixão

Hoje, uma filha de Deus se abriu com nosso grupo de amigos enquanto almoçávamos, e desabafando sobre problemas familiares, não aguentou e chorou soluçadamente. E deu um pouco de raiva ao ver uma outra amiga agindo de forma agressiva, quase condenando-a por chorar. As duas eram cristãs.
Tenho observado como a maioria dos cristãos que eu conheço não se preocupa, não se compadece com a dor alheia, antes, vê nessa uma boa oportunidade de botar pra fora toda aquela "espiritualidade" que tão repetida e cansativamente nos é imputada todos os domingos a noite. Jargões como "você tem que[sic] liberar perdão", "sai dessa prisão" sou só eu ou você também percebe que é mais uma ordem que um conselho? E também os testemunhos triunfalistas que te fazem sentir mais lixo do que você já está: "Ah, eu sei como é, eu também era assim sabe? Aí eu passei pela CURA INTERIOR..."
Estamos sempre preocupados em ter todas as respostas do mundo pra todo mundo! Mesmo que digamos [pela nossa infinita humildade] que não.
Sabe, eu queria que os meus amigos entendessem que quando eu compartilho com eles um problema, eu não quero [necessariamente], com aquela conversa obter uma resposta. Eu só quero conversar. Ter alguém que admita sem desculpas: "É eu também faço merda, cara!"
Cristo se compadeceu de nossas falhas. Ele intercede por nós porque Ele sabe exatamente o que passamos. Ele sabe o que é ter o pecado correndo na veia, e te deixando no aperto na hora que ele bate a porta. Pois ele se fez carne a habitou entre nós.
As vezes acho que esquecemos que nos foi dado o ministério da reconciliação e não o da danação. Por que é tão difícil admitir-mos as nossas fraquezas? Por que não rir de uma piada obscena se ela realmente for engraçada? Porque não é coisa que faria um santo? Faça-me o favor! Não confunda tabu com caráter. Os tabus nos distanciam e só servem para tal.
Muito bem então, enquanto tão santos ficamos, os que estão longe de Cristo vão cada vez para mais longe. Afinal, quem gostaria de se juntar a um bando de hipócritas penando para alcançar o inatingível?
E sabe a ironia disso tudo? Deus nunca exigiu isso de nós. Ele nos ama do jeito que somos e não do jeito que deveríamos ser, pois nunca seremos do jeito que deveríamos ser.
Exemplo não é sinônimo de perfeição, muito menos de fingir ter uma. Exemplo é quem não tem vergonha de mostrar o que realmente é.

Desculpa se te frustrei.


Nenhum comentário: