sexta-feira, 25 de março de 2011

A Avaliação Necessária

Meu amor pena arte seria muito criticado, como já foi, por não conter concretudes técnicas. Admito que não concordo com a inspiração por ela mesma como suficiente para alcançar o objetivo que deveria ser o de todo o artista: provocar seu público.

Costumo dizer que toda manifestação artística pode se dizer de boa qualidade quando ela consegue atingir seu público naquilo que ela se propõe. Mesmo que nos níveis mais simples de atingimento. A música deve pelo menos cativar os ouvidos, a pintura e a dança, os olhos, o cimena e o teatro, ambos, a culinária, o olfato e o paladar, etc.

Mesmo não gostando de todas as manifestações artísticas, me sinto obrigado a creditar a uma música, ou filme ou o que seja o título de bom se percebo que ela atingiu seu objetivo.

Dito isto, quero fazer uma simples convocação a cada artista ou apreciador de arte que esteja me lendo: não se contente em fazer ou apreciar arte ruim. O que é arte ruim? Seguindo essa linha de raciocínio é aquela que não te provoca. É aquela que em se apresentando como comédia não lhe provoca um riso gostoso, ou que se apresentando como drama não lhe provoca choro.

Claro que a classificação de músicas, filmes, peças, etc de idiotas ficam a cargo do espectador. Graças à Deus que ainda se produzem, obras de arte boas, muito boas. E graças a Deus também que as boas obras de tempos antigos ainda nos estão disponíveis, em grande parte, graças a internet.

A avaliação é necessária, caso contrário estaremos fadados, enquanto vivos, a aberrações midiáticas como temos em fartura em todo o mundo.

Nenhum comentário: